É meus amigos! Depois de 3 meses e alguns dias que eu iniciei o Meu Sabático de 100 dias pelo Marrocos chegava a hora de visitar a minha última cidade: Roma com os migos e cheia de histórias!
Como fui?
Peguei um Flixbus de Florença à Roma e paguei 7,90 € . Viajei a noite, paguei barato na passagem e ainda economizei com uma diária de hostel!
Onde fiquei?
Em Roma, me hospedei no Des Artistes Budget Rooms (que eu acredito que, além de quartos compartilhados, também tenha quartos privados como em um hotel). Achei a localização muito boa, as camas confortáveis (sem beliches), mas é claro que rolou perrengue. Ao fazer meu check in e ir guardar as coisas no quarto, percebi que a minha cama era praticamente grudada em outra. Reclamei, xinguei muito no Twitter até que me mudaram de quarto (no novo quarto onde eu fiquei tinha uma pessoa azeda, mas como eu passava o dia inteiro fora, acabei não sofrendo tanto).
E como foi o segundo rolê com os migos por Roma?
Cheguei antes dos migos que estavam vindo de Paris, então aproveitei para já conhecer algumas igrejas (Basílica do Sagrado Coração de Jesus, Basílica Santa Maria Maggiore) e… dar um “oi sumido” pro senhor Coliseu. Brincadeiras à parte, ver o Coliseu pela primeira vez foi outro momento muito mágico do meu sabático. Aproveitei esta ocasião para celebrar: comprei um vinho de caixinha e uns salgados no mercado, parti para o parque que fica em frente ao Coliseu e lá almocei enquanto pensava na quantidade de histórias que já se passaram por ali.



Viagens à parte, fui encontrar os migos para fazermos o primeiro tour juntos. Paramos na Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, construída no século XVI.


Depois tomamos nosso primeiro gelato e nos encantamos por estarmos dentro de um livro de história. Passamos pela Piazza della Patria, Piazza Veneza e pelo Foro Romano onde vimos diversas ruínas.



E é claro que demos uma passadinha na Fontana di Trevi pra eu jogar uma moedinha e fazer um pedido.

Depois conhecemos o Pantheon e, no caminho, já fiquei de olho num restaurante que me atraiu pelo preço. No fim da noite descobrimos que ele era bom, bonito e barato (com direito a espumante de cortesia). Se quiser anotar o lugar chama Faciolaro . Comi uma salada gigante de entrada, uma massa deliciosa e ainda rolou bebidinha.


No segundo dia de viagem, turistamos bastante. Entramos na Basilica Santa Maria Maggiore, voltamos ao Coliseu, Arco di Constantino, Palazzo Brancaccio.




Passamos de novo em frente à Piazza Veneza e, desta vez, vimos as ruínas do Templi di Apollo Sosiano e di Bellona.

Curtimos a vista da cidade no parque onde fica o Buco della Serratura dell’Orine di Malta (que dá pra ver o Vaticano pelo buraco da fechadura) e aproveitamos um fim de tarde com uma bela trilha sonora (um artista tocando violino).


Depois sofremos uma espécie de batida policial. Eles pediram nossos documentos sem nennhum motivo aparente e ficamos no mínimo muito constrangidos com a situação.
Passado o susto, jantamos em outro restaurante muito bom, com massas e sobremesas deliciosas.


No terceiro dia de viagem foi dia de conhecer o Vaticano (que contarei no proximo post). A tarde passeamos mais um pouco por Roma, demos um pulinho na Piazza Spagnia e depois tomei o melhor sorvete de Nutella da vida no Giolitti.


Começou a chover, então tivemos que parar num bar (que triste). Bebericamos um pouco e depois saímos em busca de um restaurante para jantar. Como a chuva tinha aumentado, paramos em um lugar que foi só decepção e risadas. Eu pedi um hamburguer pra não ter erro. Já os migos, pediram fogacia achando que era parecido com aquela fogazza que temos aqui no Brasil, mas… lá é apenas uma espécie de massa de pizza com vários nadas. Só de lembrar da cara de decepção deles ao ver o prato eu dou risada aqui.

Voltamos cada um para seu hotel, coloquei as mochilas nas costas, peguei mo metrô e parti para a rodoviária, onde começaria minha longa jornada de volta pra casa.
Vamos falar sobre valores?
Bom, como vocês viram, em Roma peguei transporte público, só comi em restaurantes, fiz várias gordices, comprei lembrancinhas… e na hora de fechar a conta percebi que gastei uma média de 30 € por dia. Sim, foi a cidade mais cara do meu sabático, mas era fim de viagem, eu tinha verba sobrando, por isso achei super válido esbanjar um pouquinho.
E aí? Gostou?
Com toda a certeza: sim! Visitar Roma é uma espécie de viagem no tempo, com direito a diversas guloseimas deliciosas. Esta é uma cidade que eu quero voltar sem sombra de dúvidas!

Curiosidades da minha passagem por Roma
- As massas são muito boas, mas falta tempero.
- Pra mim, Roma possui as igrejas mais belas que já vi na vida.
- A rodoviária Tiburtina fecha à meia noite (se seu ônibus é mais tarde você terá que embarcar na rua).
- Próximo ao Coliseu a gente é assediada por vários vendedores (o que chega a ser chato).
- E por último, mas não menos importante… lembre-se: focaccia não é fogazza! rs

Quer saber mais como foi minhas aventuras em Roma? É só conferir os destaques do meu Instagram.